Seja impecável com os seus sonhos

Seja impecável com os seus sonhos

On Junho 17, 2016, Posted by , In Boas Novas, By ,,, , With No Comments

Sonhar é fácil, difícil é acreditar que sonhos são possíveis e até mesmo falar sobre nossos sonhos. Talvez seja mais tabu falar sobre sonhos, do que conversar abertamente sobre sexo. Qual o teu sonho mais precioso?

Por Arno Duarte

Sonhar é proibido, é imoral. Como posso sonhar em estar num lugar especial enquanto tem tanta gente precisando de ajuda por aí, enquanto ainda estou estudando, enquanto a economia está passando por um momento complicado, enquanto preciso lutar diariamente para pagar o aluguel?

Sonhar com um melhor mundo, uma vida melhor ou um espaço de paz, pode ficar para depois que eu resolver os problemas de hoje. E assim seguimos a vida, lutando pela sobrevivência, vivendo um dia de cada vez, esperando pelo último.

PERMITA-SE SONHAR

Pensamos que é “viagem”, que falta mais estudo, que precisamos de mais tempo, que precisamos de mais dinheiro, e acreditamos que com todas essas faltas não temos o direito para sonhar.

Mas vou te contar um segredo: sonhar é permitido, mesmo se você se sente incompleto. Em verdade, sonhar é o que vai te completar!

Permitir-se sonhar abre espaço para possibilidades. Pesquise, estude, descubra o que você tem dúvidas e explore suas vontades. Compartilhe seus sonhos, se conecte com outros sonhadores (neste momento pode ter algum bem ao seu lado) e busquem juntos a realização.

FALAR É FÁCIL ENTÃO…

Sim, falar é fácil. Difícil é se mover, desdobrar o sonho em ações práticas que o tornem real e possível. Porque o sonho é só o ponto de partida, ele não é o ponto de chegada!

Para sentir o sonho você precisa conectar com quem você é hoje, fazer as pazes com a sua história, recarregar as baterias da sua criatividade e, somente a partir disso, começar a viver o futuro, assumindo a responsabilidade pela escolha do seu caminho.

O sonho, enquanto substantivo, é o seu Deus, é o seu ser essencial, é um estado de espírito, é a coisa mais preciosa para você, é um filho concebido pelo teu querer, é o despertar para a vida que você quer viver.

Sonhar, como verbo, é a ação, é desenrolar e agir sendo o teu melhor, é sair da zona de conforto e empreender-se constantemente, sentindo o movimento de transformação da sua realidade no agora.

Respire, inspire e transpire o seu sonhar. Permita-se, seja impecável com os seus sonhos.

MUITO LEGAL, MAS COMO COMEÇAR A SONHAR?

Por tudo isso sou tão apaixonado pelo coaching, um processo que possibilita três questões essenciais para o resgate e realização dos sonhos: autoconhecimento, estratégia e colaboração.

Se você não se conhece, terá dificuldades em traçar uma estratégia e sem se relacionar com os outros terá dificuldades em colocar em prática a sua estratégia. Se falhar a estratégia vai faltar ação.

É um círculo vicioso que com a parceria de um profissional coach pode se transformar num círculo virtuoso! Leia sobre o processo de coaching oferecido pela Favoo.

Quero falar um pouco mais desses três pontos em um próximo post, abordando individualmente cada um, como os três se relacionam e de que forma podem te ajudar na descoberta do teu caminho.

“Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada”
Maria Bethânia, Cântico Negro


Artigo publicado na revista About Shoes, em junho de 2016. Faça download do PDF da reportagem clicando na imagem abaixo:


ARNO DUARTE é coach e consultor organizacional na Favoo Desenvolvimento Humano. Adora o que faz, mas não deixa de se aventurar em peças de teatro, videoclipes, música, fotografia, meditação ou em qualquer coisa que estimule expressão e criatividade. Acredita que o sentido da vida é amar e se divide entre projetos pessoais e profissionais buscando a felicidade autêntica nas 30 horas do seu dia.

Curta e compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *